QUANDO A MÚSICA VIRA HISTÓRIA
A Orquestra Camerata Sesi-ES, famosa por inovar no formato de suas apresentações, reúne uma talentosa e dedicada equipe de músicos que desde 1999 encanta o público capixaba. Criar um livro que registrasse e eternizasse essa história de sucesso era um sonho de muitos, e quando o projeto ganhou vida, fomos convidados a participar. Era preciso desenvolver um projeto gráfico e pensar em uma diagramação que valorizassem todo o conteúdo cuidadosamente desenvolvido para o livro.DANDO FORMA AO SOM
Uma de nossas prioridades era unir e valorizar igualmente o conteúdo escrito por Carolina Veiga e as fotografias de Humberto Capai, que durante meses acompanhou a Camerata, liderada pelo maestro Leonardo David, para compor a coleção de imagens da publicação. Buscávamos estabelecer uma relação entre música e gráfico, e para isso baseamos o projeto nas figuras de Chladni, uma representação visual de vibrações sonoras (experimento do físico alemão Chladni) integrando as frequências das sete notas musicais às sete cores do espectro.
Para a escolha das tipografias, optamos pelas que possibilitassem boa legibilidade e que representassem a Camerata, tornando o livro harmonioso. Participamos da seleção das fotografias, entendendo a importância da integração de todos os envolvidos no projeto, e interferimos o mínimo possível ao diagramar as imagens, uma vez que apresentavam o olhar artístico do fotógrafo.
Na hora da produção, utilizamos três tipos de materiais para o miolo, valorizando as imagens, possibilitando intervenções criativas sem interferência diretas nas fotos originais e diferenciando as áreas de conteúdo do livro.
Entendemos o valor de criar e perpetuar histórias. É por isso que participar de um projeto tão importante para a música, arte e cultura capixabas, é motivo de grande orgulho para nós.